Ciúme do enteado, do primo, da irmã…?

O ciúme excessivo não acontece só nos relacionamentos amorosos. Em outras relações, ele também pode aparecer e trazer prejuízos emocionais e sociais.
O que fazer quando sentirmos ciúme de algum primo, tia, irmão, enteados…?
Ciúme tem a ver com o medo da perda, aquele medo de perder a posição de importância que se tem na vida daquela pessoa – ou pelo menos, julga-se que tem tal posição importante.
Normalmente, este sentimento está pautado em insegurança, competição e favoritismo.
A melhor forma de enfrenta-lo é começar a se questionar o por quê de sentir tanto ciúme: é competição?; Receio de ficar “em segundo lugar”?; Medo de “perder a pessoa”?; Qual meu papel neste relacionamento?
Perceba que algumas expressões foram colocadas propositalmente entre aspas, pois, o que é ficar em “segundo lugar”? Será que em termos de relacionamentos familiares, como por exemplo, madrasta e enteado, existe “segundo lugar”?. Parece-me que cada um tem seu papel dentro da ciume-enteadodinâmica familiar, seus direitos e deveres, e as outras pessoas não se apossam dos papeis e lugares das outras (a não ser que sejam autorizadas de alguma maneira por elas). O questionamento aqui é o seguinte: o que me faz ter tanto medo de perder meu papel na dinâmica familiar? Estou fazendo minha parte neste relacionamento?
Outra expressão que foi colocada em aspas: “medo de perder a pessoa”. Para se perder algo ou alguém, deve-se primeiro possui-lo. Questione-se: somos donos das outras pessoas (namorado, enteado, irmão)?
Estes questionamentos são bem-vindos, pois a forma como interpretamos as situações influenciam diretamente no nosso comportamento. Aqui já podemos começar a pensar numa possível resolução do ciúme excessivo e como a terapia cognitivo comportamental pode ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s