Ciúme Patológico: o que é?

O que é o ciúme patológico (ou excessivo)?

 

Todos nós, em algum momento da vida, sentimos ciúme: pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho… E nos relacionamentos amorosos. E muitas vezes, quanto ciúme… Um ciúme forte e intenso, que na maioria dos casos “até o tira ar, dói no peito…”.

Numa relação amorosa, muitas pessoas acham que o ciúme é uma forma de medir a intensidade do amor, ou seja, “quanto mais meu parceiro sentir ciúme de mim, mais amor ele tem”. No entanto, outras percebem e vivenciam o ciúme como um sentimento ruim e angustiante, o que prejudica tanto sua saúde mental quanto física.

ciume-triangulo

O ciúme é um sentimento provocado pelo medo de perder ou de ter que se dividir algo que se julga como seu, sua propriedade; ou ainda quando se percebe que o amor e a atenção estão sendo direcionados para outra pessoa ou atividade.

Quando o ciúme se torna excessivo?

Torna-se excessivo quando passa a causar angústia e prejuízo significativo tanto à pessoa amada quanto ao indivíduo ciumento. É formado por diversas emoções (raiva, medo, tristeza, ansiedade) e pensamentos persistentes sobre a infidelidade do parceiro (Será que ele/ela está me traindo?). Associado a isso, existem alguns comportamentos extravagantes, como por exemplo, seguir o parceiro até o trabalho, mexer no celular, colocar escutas telefônicas, instalar programas espiões no computador, verificar compulsivamente roupas, agendas, celulares…

Soma-se ainda manifestações físicas como taquicardia, respiração acelerada, sudorese, extremidades frias, dores musculares, sintomas alérgicos, irritabilidade e agressividade.

Podemos afirmar que o maior desejo do ciumento é controlar todos os sentimentos, comportamentos e pensamentos do parceiro. E por conta dessa necessidade de controle, o parceiro ciumento vai aos poucos impondo restrições e condições ao parceiro e ao relacionamento.

Aquele que é o alvo do ciúme excessivo pode aceitar essas imposições num primeiro momento numa tentativa de aplacar a angústia do ciumento, porém, este tipo de atitude pode alimentar ainda mais a insegurança e os pensamentos obsessivos do ciumento.

Por que isso acontece?

Geralmente, o ciumento é uma pessoa que tem baixa autoestima, isto é, não consegue dar black-630558_1280a si o valor que na realidade tem. A priori, é alguém traível, abandonável, criou o pensamento de que pode ser traído porque, de alguma forma, percebeu que a honestidade e a reciprocidade nas relações não valem a pena. É um sentimento com origem na infância e da relação com os pais, onde provavelmente foi negligenciado e desrespeitado. Soma-se ainda fatores como insegurança, medo, instabilidade e a própria desorganização pessoal.

Dicas para Controlar o Ciúmes

A primeira coisa é a aceitação da existência do ciúme excessivo por aquele que sente: admissão do problema.

É importante também que o casal possa conversar a respeito do tema abertamente.Tantos profissionais quanto familiares podem ajudar, contudo, a ajuda profissional, na maior parte dos casos, é mais eficaz.

Portanto, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo.

Um comentário sobre “Ciúme Patológico: o que é?

  1. Ana Beatriz

    Meu namorado é bem ciumento e sirmado com tudo é
    e muito Protetor , por Elle eu nem saia de casa mas eu amoo tanto Elle que já me acostumei com o jeito dele e n ligo muito mas seila né , mas Elle toda hora fala comigo quer saber onde eu tô com quem eu tô Elle n quer que eu n fale com homem nenhum nenhum msm , n gosta de nenhum amigo meu e n gosta de amigas que em chamam pra sair, Elle me fala toda horas pra n trair Elle pra pq ele me ama e tal , mas eu nunca faria isso com Elle eu amo Elle mas isso me deixa triste Elle pensa que eu trairia Elle ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s